Nas prateleiras de qualquer supermercado é possível encontrar inúmeras marcas de temperos industrializados.Eles dão praticidade no momento de dar um sabor especial àquela saladinha, carne ou arroz.
Uma excelente dica é optar pelas ervas aromáticas e especiarias, pois além de realçarem o sabor dos alimentos, fornecem substâncias importantes para o organismo. "As ervas fortalecem o sistema imunológico, ajudam na digestão e tem ação anti-inflamatória",
Ervas e especiarias possuem aromas e sabores muito marcantes, por este motivo , recomendo que é essencial ter um equilíbrio de sua utilização. Outra dica é nunca misturá-las em excesso. Muitas pessoas dizem que não gostam de algumas ervas devido ao sabor forte. No entanto, o problema está na má utilização.
Para evitar que seu prato fique com sabor inadequado,preparei uma lista com as combinações mais comuns. Confira!
Tomilho: é rico em ferro e cálcio. Ele melhora problemas respiratórios e torácicos, como tosse e bronquite. Combina muito bem em sobremesas e na preparação de saladas e legumes salteados com azeite e alho. Em pratos que levam tomates você pode combinar o tomilho com manjericão e orégano.
Hortelã: é rica em vitaminas A, B e C e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Combina muito bem em saladas com frutas, folhas, castanhas, sementes, limão e pepino.
Gengibre: possui propriedades antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas. Pode ser utilizado em alimentos refogados. Ele também proporciona aroma e sabor em sopas à base de cenoura ou abóbora cabotian, combinado com capim limão.
Alecrim: pode contribuir para a diminuição de dores musculares, problemas da vesícula, de ossos, digestivos, dores de cabeça entre outros. Meu pai dizia que o Alecrim é a erva da alegria! Ela pode prevenir e controlar a depressão. Como tem o sabor muito marcante, o leve toque de pequenos ramos dele com alho com casca, azeite, flor de sal, pimenta síria e batatinhas com pele assadas no forno dão perfume na casa e muitas pessoas acabam gostando da combinação de sabores e aroma. Além disso, no preparo de uma abobrinha, por exemplo, ele combina muito bem com raspas de limão e azeite. Outra sugestão é azeite com ramo de alecrim e alho com casca que proporciona perfume a pizzas e focaccias.
Coentro: contribui para a redução de dores estomacais e ainda redução de colesterol ruim no sangue. Utilizado na medida certa, tem um potencial gostoso na comida. Basta misturar a raiz de coentro, alho fresco e pimenta dedo de moça, que aguçam sabores em salteados e diferentes pratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário